Hardware e Software

Hardware

Parte física do computador
ü  Conjunto de componentes electrónicos;
ü  Circuitos integrados e placas.


Software

ü  Conjunto de instruções que controla e orienta (instrui) o computador para a execução de tarefas;
ü  A essas “instruções” chamamos também de programas.

Sistema
Toda máquina e um sistema
Sistema e um conjunto de componentes que realiza as seguintes funções:

Entrada  ---------------------------> Processamento ------------------------------> Saída


Sistema

Entrada de um sistema de computação

ü  Corresponde ao conjunto dos dados necessários para a realização de uma tarefa.

Processamento

ü  Refere-se as modificações realizadas sobre os dados de entrada e a elaboração dos resultados.

Saída

ü  Corresponde ao conjunto de dados resultantes obtidos.

Hardware

Parte física que esta dividida em 5 partes funcionais:
ü  Unidades de entrada;
ü  Unidades de saída;
ü  Memória principal;
ü  Memória secundaria;
ü  Unidade central de processamento (CPU).

CPU

ü  Também chamado de processador e microprocessador, é o “cérebro do computador”.

ü  É no CPU que são feitos os cálculos lógicos e aritméticos e o controlo de toda a máquina.

ü  Consiste num circuito integrado (chip) de vital importância para o computador.


Processamento das instruções

ü  Quando executamos um programa, o mesmo é transferido para a memória.

ü  O processador pode receber as mais variadas informações, como ter que exibir informações no monitor ou pode continuar a carregar e executar o programa.



DMA

Antigamente o processador controlava as transferências de informações entre a memória RAM e o disco rígido.

Essa operação ocupava o processador até todas as informações serem transferidas.

Nos dias de hoje, essa transferência é feita sem o auxílio de Processador (Método DMA – Direct Memory Access).

Clock

O clock sincroniza as tarefas do computador, controla o número de instruções por segundo que o processador pode executar, também chamado de ciclo.

A medida do clock é feita de hertz, onde cada hertz representa o número de ciclo de clock por segundo.

Clock

Os utilizadores conseguiam medir a velocidade de um processador através do seu clock, porem isso começou a criar problemas, pois conforme aumentavam a capacidade do clock do processador, mais este gerava calor e começava a ser notável uma absorção no CPU.

Núcleos dos processadores

Começaram a surgir processadores com um ou mais núcleos, isto é cada processador e como se tivesse dois processadores num so

Relativamente ao funcionamento, será o mesmo, em vez de lidar com apenas um processo, realiza dois processos, um para cada núcleo melhorando consideravelmente o seu desempenho.

Já foram lançados processadores com 4 núcleos com Hyper-Threading (mais quatro núcleos virtuais).

O Hyper-Threading oferece um aumento de desempenho até 30% dependendo da configuração do sistema.


É a partir do clock, que podemos entender também o tempo de latência, Se por exemplo uma memoria RAM tem latência 5, quer dizer que ela vai levar cinco ciclos de clock completos para executar, a transferência dos dados.

Outra curiosidade e que o processador sabe quantos ciclos uma instrução vai demorar, pois ele tem uma tabela com essas informações. Desta forma, se ele tem instruções sequenciais, ele consegue prever em qual pulso de clock ele vai iniciar a próxima.

Agora para saber se um processador e mais rápido que o outro, e preciso comprar a taxa de clock de ambos, aquele que tiver a taxa mais alta será sempre o mais rápido.

A taxa mais alta diminui o tempo entre cada ciclo, e as tarefas serão executadas em menos tempo e o desempenho será mais alto.